Estatuto do desarmamento a um passo do fim

a liberdade não pode esperar

Estatuto do desarmamento a um passo do fim

Porte de armas pode ser liberado para área rurais (Reprodução)

Chegou na CCJ do Senado relatório favorável a liberação do porte de arma para pessoas acima de 18 anos. Defendido pelo senador Sérgio Petecão (PSD/AC) o texto estabelece regras para as pessoas adquirirem armas, bastando comprovação de aptidão psicológica, bons antecedentes e demonstrar habilidades técnicas para manusear uma arma.

Segundo o jornal O Globo a decisão de aprovar o relatório partiu depois que o senador tomou conhecimento de enquete realizada no site do próprio Senado no qual foram dados 90 mil votos pelo fim do estatuto. O relator não alterou nada no texto apresentado Wilder Morais (PP/GO) destacando que a “impunidade” é um fator decisivo para a aprovação do projeto.

Armas no campo

Em outro relatório foi aprovada a utilização de armas de fogo para moradores das regiões rurais. A justificativa se deu graças a distância das regiões urbanas, onde normalmente estão localizadas as delegacias ou batalhões de política militar.

Apesar de ter sido aprovado em comissão que trata do tema na Câmara dos Deputados, o projeto deve ser votado em plenário, mas ainda não existe data confirmada. De acordo com o relator Wilder Morais isso serve para minimizar embate com a oposição.

“Chegamos a ensaiar colocar o projeto em votação, mas, como todo mundo sabe, esse é um projeto polêmico e não podemos errar na votação”, disse o senador.

Comentários

comentários